Quem sou eu

Minha foto
Um casal, de nome igual, apaixonados um pelo outro e pelos prazeres da vida... dos mais simples aos menos comuns. So pra não criar muita confusão, o que estiver em rosa é da esposa, em verde do marido.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Crise Pré – Carnavalesca (depois do carnaval)



Titulo estranho, mas na correria desses dias o timming das postagens ficou totalmente estranho.

Meu aniversario é 22 de fevereiro. E felizmente ele costuma cair bem perto ou no carnaval (eu não gosto de comemorar aniversario, então é ótimo!). Esse ano foi uma semana antes. E eu talvez passe a gostar de aniversários agora.

O Cris, além de vários presentes lindos, decidiu me levar pro Rio, pra quadra da Estação Primeira de Mangueira... ouvir a Surdo Um de pertinho.

Sim. Confesso. Sou verde-e-rosa de carteirinha. Desde... sei la... a ultima vida, que eu devo ter nascido no morro da mangueira.

Primeiro. O hotel escolhido. Em Santa Tereza, pertinho do Prazeres (pacificado já), um hotel boutique exclusivo.

8 suites, cada uma com uma decoração diferente. Tínhamos escolhido a Copacabana, mas por problemas técnicos ficamos na Pão de Açúcar.

Completamente diferente (não os preços) dos 4 ou 5 estrelas da orla, os quartos do Rio 180° são tudo junto... inclusive a jacuzzi enorme!




A vista do hotel contempla tudo do Rio. Os prédios altos, a favela, o pão de açúcar, o mar, o Cristo. Uma vista incrível que você pode apreciar da banheira, da cama, do restaurante, da piscina vermelha com a melhor hidromassagem do mundo ou da espreguiçadeira pra onde eu queria me mudar.

A localização é bem afastada. Mesmo com a UPP, à noite não da pra andar a pé. E, como a Lei Seca é séria no Rio, tudo de taxi. Ou de bondinho, mas com os blocos as ruas estavam todas fechadas e o serviço do bonde bem irregular, o jeito era andar nos taxis maluco do Rio. Mas compensa.

Bem. Trabalhei na sexta de manha e saímos à uma da tarde. Às seis já estávamos na piscina do hotel.

O único aspecto que o hotel deixou a desejar foi a cozinha. Bem... a falta dela. O dono do hotel brigou com o chef e... até agora nada! Mas para compensar isso fomos ao Satyricon: uma osterya del mare, reconhecida como a melhor cozinha mediterrânea do Rio. Logo na entrada, um viveiro com lagostas, lagostins, cavaquinhas, vieiras e ostras chamou atenção. E também uma bancada gigante repleta de gelo e peixes, do jeito que se vê no Rialto, em Veneza. O Satyricon fica em Ipanema, e tem em Búzios também, e é imperdivel!

Depois de um couvert com uma variedade de paes e antepastos feitos pela casa, eu comi um camarao ao molho cremoso com paprica e conhaque acompanhado de arroz com açafrao, e ele uma filet de pargo à napolitana. Vale o dinheiro gasto. Que nao é muito pouco, porque além das estrelas e prêmios o restaurante é cotado $$$$$. Mas o mesmo gasto em BH em um bom restaurante de frutos do mar, como o Atlântico.


A quadra tinha ensaio no sábado, mas descobrimos que teria ensaio de rua na própria sexta. Resolvemos arriscar.

O ensaio estava marcado para as 20 horas. Chegamos 20:30 no local da concentração, e não tinha absolutamente nada la. Meia dúzia de percursionistas e uma escuridão total. Olha so, eu até gosto de uma aventura, mas a Mangueira é uma favela carioca... e que ainda não esta pacificada.

E a escola fica a 200 metros do famoso ‘Buraco Quente’, quase a crakolândia do Rio. O mestre veio até o taxi e disse que o ensaio ia atrasar. Mais do que rapidamente pedimos para o taxista nos deixar mais à frente, na quadra mesmo.

A quadra esta ainda mais perto da boca, mas é um lugar movimentado, com uns butecos e uns vendedores de churrasquinhos (questionáveis, é verdade). Descemos la e depois da tensão inicial, nos ambientamos, comemos o churrasquinho e começamos a beber cerveja. Muitos traficantes descendo e subindo, mas tudo super tranqüilo ali embaixo pelo menos. Fomos super bem tratados e assim tratamos de aproveitar o clima e a batucada que se formava.

Ficamos sabendo que o atraso do ensaio era porque teria um show da Alcione depois, mas foi cancelado de ultima hora porque a empresaria tinha felecido.

Ok... esperamos, experenciamos, curtimos!

Quando os integrantes da bateria saíram dos butecos fomos atrás. O ensaio começava com uma homenagem à tal empresaria, com a comunidade cantando No Tom da Mangueira :

"Vivo tranqüilo em Mangueira porque


Sei que alguém há de chorar quando eu morrer…”

Depois começa o ensaio! Comissao de frente, porta bandeira, mestre sala, velha guarda, diretoria, guardioes, passistas, madrinha e bateria. Todo mundo la.



Sem cordao, ao alcance da mao. Sorrindo, brincando, posandopara as minhas fotos horriveis de celular.

E a comunidade junto! Bandeirinha de papel crepom e o samba no coraçao e no pé. Com certeza, esse é o maior espetaculo da terra.

Nao tem experiência igual no mundo! Um surdo de primeira a 15 cm de você… a emoçao transborda. Chorei igual o Cristiano quando o América voltou à série A.

É SURDO UM, MANÉ!




Desabafo!

Agora, todo mundo vai achar que minha opiniao vai estar enviezada. Mas eu nao concordo com a Beija-Flor levar esse carnaval. Tava Linda, mas tinha outras melhores… a Mangueira inclusive. Mas o pior foram alguns dos julgadores… Tirar ponto da bateria foi palhaçada. E de harmonia??? Fala… que bateria pode parar quase 30 segundos de tocar na Sapucai as 5 da manha debaixo de chuva, sem nem puxador, e ouvir a escola inteira e o sambodromo inteiro levar o samba-enredo? Assistam o video da paradona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário